#15

Edições Anteriores EDIÇÕES ANTERIORES

voltar a capa

Dom Bosco NEPPSI

Editorial

JUL 2015
EDITORIAL

      A 15ª edição da Revista PsicoDom está pronta para compartilhar produções nacionais e do curso de Psicologia da Faculdade Dom Bosco que poderão atualizar e contribuir para a formação de alunos, profissionais da Psicologia e de áreas afins. O primeiro artigo investiga o projeto de vida de trabalhadores de um hospital público. Descreve as dificuldades, os sonhos e as expectativas dos participantes e a partir de uma perspectiva crítica, analisa as influências do cenário sócio histórico na trajetória dos profissionais. O segundo artigo explora o cotidiano dos profissionais que atuam nos Institutos Médicos Legais, no que concerne à realidade material desses centros e de como os profissionais enfrentam a rotina ao lidar com corpos marcados pela violência, e com o sofrimento dos familiares das vítimas. Em seguida, apresenta-se um relato de experiência com usuários de álcool e outras drogas, no qual se discute o "Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack" (BRASIL, 2010), e os possíveis avanços e retrocessos que essa política pública representa para a Reforma Psiquiátrica. Também conta-se com a resenha crítica do filme "A febre do rato" que discute as suas impactantes cenas, traçando paralelos com a clínica na atualidade e com a Psicologia Institucional. Na seção "Comunicações", disponibiliza-se a reflexão de um acadêmico sobre os princípios do trabalho do psicólogo em contextos educacionais, desenvolvido na disciplina "Psicologia Educacional", ministrada pela Prof.ª Mônica Luna. Na seção "Diálogos" compartilham-se duas cartas escritas por alunos do 8° período do curso de Psicologia aos colegas do 1° Ciclo. Os textos foram elaborados durante a disciplina "Áreas Emergentes em Psicologia", ministrada pelo Prof. Eugênio de Paula com o intuito de que os veteranos, ao refletirem sobre o seu processo de formação, também contribuam para a formação dos calouros.

Boa leitura a todos e todas!!

A PsicoDom, Revista Eletrônica do Curso de Psicologia da Faculdade Dom Bosco, de circulação semestral, é espaço de interação e divulgação das produções dos acadêmicos, docentes e comunidade científica. É um espaço aberto e democrático para discussão de temas relacionados à Psicologia e demais áreas do conhecimento. Envie sua contribuição original (artigos, resenhas, cartas, etc.) para o email: psicodom@dombosco.sebsa.com.br(...)

Boa leitura a todos e todas!!

Aprensentação

JUL 2014

          A PsicoDom, Revista Eletrônica do Curso de Psicologia das Faculdade Dom Bosco, é espaço de interação e divulgação das produções dos acadêmicos, docentes e comunidade científica. É um espaço aberto e democrático para discussão de temas relacionados à Psicologia e demais áreas do conhecimento. Com circulação semestral.

    Entre os objetivos do NEPPSI está a promoção de estudos, pesquisas, colóquios, seminários, debates e cursos que propiciem tanto o aprofundamento teórico e metodológico de temas pertinentes às linhas de pesquisa em psicologia, vinculadas ao núcleo, como a elaboração de publicações que apoiem e divulguem os resultados das atividades acima relacionadas, entre as quais a revista Psicodom.

    Além disso, a revista Psicodom objetiva ser um espaço de divulgação e reflexão técnica e científica, partindo de diversos gêneros textuais adotados, para promover um debate entre a pesquisa e as práticas nos diversos campos profissionais que compõe a psicologia.

Psicodom é uma publicação do curso de Psicologia da Faculdade Dom Bosco
Faculdade Dom Bosco
Rua Presidente Wenceslau Braz, 1172 – Guíara
80010-000 - Curitiba - Paraná
Fone: (41) 3213-5227

Email: psicodom@dombosco.sebsa.com.br

ISSN: 1983-7410