RA/Login: Senha:

O Grupo / Faculdade / Psicologia

Psicologia

PsicologiaO Curso de Psicologia Dom Bosco foi criado em 2003 com a proposta de oferecer  formação acadêmica e profissional que efetivamente integre as diversas orientações da Psicologia às práticas que o contexto social exige no momento histórico atual.
A Psicologia ampliou o  escopo de atuação, diversificou a clientela sem abdicar do consolidado núcleo de práticas para dedicar-se a fenômenos e processos cada vez mais complexos por extrapolarem a dimensão individual e se inserirem no campo dos fenômenos coletivos.
Como campo científico, a Psicologia  promoveu importantes avanços na forma de conceber e investigar os processos psicológicos e a sua articulação com outras dimensões da vida, em especial a consciência da perspectiva interdisciplinar para a compreensão da complexa interface entre os fenômenos biológicos, psicológicos, sociais e culturais.
A proposta do Curso de Psicologia incorpora a visão atual de como se configura o campo da prática profissional e o domínio de produção de conhecimento.

Perfil do Curso

Formação de profissionais que reconheçam a diversidade teórica, conceitual e metodológica que marca a Psicologia como campo científico e suas claras implicações para a prática profissional do psicólogo.
Formação de profissionais com postura crítica, capacidade de problematização e investigação para a busca de soluções.
Produção e socialização de um saber comprometido com as necessidades de desenvolvimento psicossocial da população, em especial com segmentos populacionais excluídos de benefícios e serviços fundamentais a um padrão de vida digno.

Diferenciais

Psicologia• Apresentação e exercício de abordagens teóricas diversas;

• Formação com ênfase em psicologia e saúde ou psicologia e instituições;

Serviço de Psicologia: experiência de práticas clínicas, comunitárias e institucionais;

Oficinas de Produção de Conhecimento: estágio básico para contato com temas e fenômenos psicológicos desde os primeiros semestres;

Estudos Contemporâneos: disciplina que oportuniza a pesquisa sobre temas da vida contemporânea;

Seminários de Desenvolvimento Humano, de Saúde Mental e de Práticas: modalidade acadêmica diferenciada ofertada ao longo do curso para promover a competência de articulação interdisciplinar, teórico-prática e de cooperação intelectual.

 

- Portaria de Renovação de Reconhecimento nº 704, de 18 Dezembro de 2013, publicada no Diário Oficial da União em 19 de Dezembro de 2013.


 


Coordenação:

Professora Mônica Luna
monicaluna@dombosco.sebsa.com.br

Telefone:(41) 3213-5205