RA/Login: Senha:

O Grupo / Faculdade / Direito

Direito

O curso de Direito da Faculdade Dom Bosco articula a realidade normativa à realidade empírica a partir de uma reflexão crítica, que contempla o compromisso com a justiça social e a democracia.

Além disso, forma profissionais conscientes e sensibilizados moralmente com a implementação e aplicação do Direito como instrumento de transformação da sociedade, a partir da problematização da pesquisa e da procura de soluções, tendo por base um sólido conhecimento do Direito, em constante diálogo entre teoria e prática.


Perfil do Curso

O eixo de formação profissional do curso visa ao estudo e à compreensão dos variados elementos que compõem o fenômeno jurídico e abrange conhecimentos e conteúdos que contemplam o direito constitucional, civil, penal, administrativo, processual e formas alternativas de resolução de conflitos (com uma cultura não adversarial).


O aprofundamento teórico integrado à prática compreende a aprendizagem social, profissional e cultural, proporcionado pelas atividades realizadas no Núcleo de Prática Jurídica e na Câmara de Mediação. A formação, de caráter inter e multidisciplinar, propõe-se a capacitar o profissional do Direito para o enfrentamento teórico e prático da complexarealidade contemporânea.


- Portaria de Renovação de Reconhecimento nº 621, de 25 de Novembro de 2013 publicada no Diário Oficial da União em 26 de Novembro de 2013.

- Duração: 5 anos
- Campus: Marumby
- Habilitação: Bacharelado

Diferenciais

 

Formação de profissionais conscientes de seus direitos e deveres, com sólidos conhecimentos práticos, técnico-jurídicos e sociopolíticos;

-Privilégio das formas pré-processuais e autocompositivas (inclusive processuais), de solução de conflitos, construídas com sólida visão interdisciplinar incorporando as disciplinas jurídicas com a ciência política, economia, ética filosofia e sociologia);

-Formação focada na resolução de conflitos, capacitando os profissionais a assumir postura conciliadora e não demandante;
-Participação orientada e sessões de julgamento;

- Núcleo de Prática Jurídica para atendimento prioritário à comunidade carente local;

- Convênios com Tribunal de Justiça, OAB, Ministério Público e demais instituições públicas e privadas;
- Cursos de extensão interdisciplinar, abertos aos alunos e à comunidade;
- Atividades extracurriculares, como acompanhamento de júri e visitas técnicas aos tribunais superiores em Brasília (DF), promovendo o contato com a realidade da profissão, desde o início da carreira.



Coordenação:

Carolina Fatima de Souza Alves

E-mail: carolina.alves@dombosco.sebsa.com.br
Telefone: 41 3213-5205